quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Campos de Atuação "Ao Trabalho SS!"

   Assistência à criança e ao adolescente Desenvolver e implantar projetos de apoio à educação e acompanhamento de crianças e jovens carentes. Na Justiça, nas varas de família, deve acompanhar os processos que envolvem crianças e adolescentes em situação de risco social, de adoção e de disputa de guarda.

Empresas
  Organizar e executar programas educativos de saúde, lazer e segurança no trabalho.

Saúde
    Participar de campanhas públicas de prevenção de doenças endêmicas e epidêmicas e do combate ao alcoolismo e às drogas. Prestar assistência a pacientes e seus familiares.

Educação
    Criar e implementar programas de bolsa de estudo e auxílio financeiro, assim como selecionar os estudantes beneficiários.
    O Estado é o principal empregador. Contratados por órgãos governamentais, os profissionais vão trabalhar em prefeituras, escolas, creches, hospitais, penitenciárias, varas de justiça da criança e da família, além de outros serviços comunitários. 
   Nas empresas privadas, o campo de ação é mais restrito, embora já estejam surgindo assistentes sociais na área de recursos humanos, para a seleção e treinamento de pessoal, benefícios e acidentes do trabalho. O salário inicial, segundo o Conselho Federal de Serviço Social, é de R$ 1 mil

Aptidões para um Assistente Social

   É preciso gostar e saber se relacionar com pessoas, ter sentimento comunitário além de ter capacidade de argumentar e transmitir idéias.
    Quem escolhe essa carreira deve estar preparado para encarar a dura realidade de um país com tantas desigualdades sociais como é o nosso. Crianças abandonadas, mendigos ao relento, doentes em busca de uma vaga num leito hospitalar, idosos na fila da previdência social, consumo de drogas, alcoolismo - a lista dos desafios a enfrentar é enorme.
    Aplicando seus conhecimentos de psicologia, antropologia, Economia, o assistente social procura apontar soluções para as mazelas sociais e orientar os cidadãos sobre os seus direitos. O trabalho costuma ser feito junto a outros profissionais - médicos, advogados, psicólogos ou educadores, numa ação multidisciplinar, em atividades ligadas a setores como habitação, previdência, saúde e saneamento básico.

Sobre o Curso

   O conteúdo curricular é composto de matérias como Sociologia, Psicologia, Filosofia, Antropologia, História e Gestão Social. O estágio supervisionado é obrigatório a partir do quinto período e ao final é exigido um trabalho de conclusão de curso.
  O assistente social recebe ampla formação em ciências humanas, que são o suporte das disciplinas específicas, como administração, história, pesquisa em serviço social e política social. No quarto ano, é obrigatório um estágio. Duração média: quatro anos.

Definição - o que é serviço social?

   O Serviço Social é uma profissão que se ocupa, entre outras questões, com relações sociais. Na atualidade, em que o mundo do trabalho passa por profundas mudanças, essas relações tendem a esgarçarem-se, tendo em vista que acirra-se a competitividade nesse mercado, produzindo duas categorias de trabalhadores: os qualificados e os desqualificados profissionalmente.
    O Assistente Social é um dos profissionais que poderá estar recebendo a demanda oriunda desses dois pólos, fazendo o atendimento individual, em grupo ou familiar, desenvolvendo ações que tenham como meta restabelecer os vínculos de pertença e evitar a possível exclusão social originária, das situações de vulnerabilidade e conflito. Especialmente, em relação aos trabalhadores que têm suas possibilidades de emprego diminuídas por essas mudanças.