sábado, 26 de fevereiro de 2011

Preconceito 2

Vamos continuar com o tema preconceito, hoje falando do preconceito contra o analfabeto.
No livro Preconceito contra o analfabeto da Coleção Preconceito da Cortez Editora, logo na apresentação, fica claro o quanto essas pessoas são discriminadas, sempre vistas de forma negativa, lá pode-se observar como essas pessoas são 'qualificadas'.
"... quando se escuta ou lê a palavra analfabeto,  o que você diria ou escreveria? ... 'pessoa que não sabe ler e escrever', 'pessoa sem letramento e alfabetização', ..., 'pessoa sem instrução'."
Dentre essas também podemos ver incapaz, perdido, cego, coitado. Muito superficial esse pensamento, mas podemos parar pra pensar e tentar ver os antecedentes dessa condição, e porque não buscar alternativas para mudar essa realidade.

"O esteriótipo é em geral triste, pois é constituído por uma necrose da linguagem, uma prótese que vem colmatar um buraco de escrita (...) Por fim, isto: o esteriótipo é no fundo um oportunismo: conformamo-nos á linguagem reinante, ou antes àquilo que, na linguagem parece reger (uma situação, um direito, um combate, uma instituição, um movimento, uma ciência, uma teoria, etc.); falar por esteriótipos é situarmo-nos do lado da força da linguagem; esse oportunismo deve ser (hoje) recusado."

                                                                                                                                   (Barthes, 1987:270)

- Alguns trechos e o texto final extraídos do livro Preconceito contra ao analfabeto da Coleção Preconceitos, Cortez Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário