segunda-feira, 27 de junho de 2011

SERVIÇO SOCIAL E GESTÃO ESCOLAR


Partindo do entendimento que o foco de atuação do Serviço Social é a família, considera-se que o Assistente Social em âmbito escolar representa um canal essencial para o fomento dos processos de democratização na educação. Nesse sentido, o Serviço Social têm relevante contribuição para este contexto, na medida em que fomenta, articula e concretiza canais de participação das famílias e comunidade escolar, na dinâmica da instituição educacional.

Sendo assim, desde o atendimento inicial propiciado as famílias na escola pelo Serviço Social por meio do Plantão Social, conjuntamente com possibilidades de trabalho de grupo operativo com pais ou alunos; grupo de estudo ou capacitação com professores; articulação do Assistente Social com associações de bairro e líderes comunitários locais, entende-se que este profissional tem significativa relevância para o processo de fortalecimento da gestão escolar democrática.

Em pleno século XXI, percebe-se que o Assistente Social na escola, como profissional referência em questões que perpassam as famílias, dispõe de competência teórica-metodologica-ética-política, no que se refere as suas habilidades, e no que diz respeito a promover a mobilização social escolar em torno de ações, atividades que possam contribuir para a democratização da gestão escolar, e consolidar efetivamente a participação consciente das famílias na dinâmica escolar.
Por: André Michel dos Santos

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