A atuação do Serviço Social na área hospitalar se refere a atribuições específicas que influenciam diretamente nos problemas e dificuldades apresentadas pelo paciente ou familiares, e que dizem respeito à área das necessidades humanas e sociais.
No HU, a equipe do Serviço Social conduz um trabalho de orientação, encaminhamento e acompanhamento de pacientes e grupos de indivíduos de diferentes segmentos sociais, no sentido de identificar recursos e fazer uso deles no atendimento e na defesa dos seus direitos.
Na relação com os dispositivos comunitários e institucionais, as assistentes sociais mantém canais e mecanismos de articulação com instituições públicas, particulares, ONG’s (Organizações Não-Governamentais) e outros serviços, a fim de assegurar a qualidade do serviço oferecido ao usuário do hospital.
Este setor também atua junto a equipe multidisciplinar de saúde, contribuindo para que o processo de reabilitação do paciente aconteça de maneira mais rápida e eficiente, visando o aproveitamento máximo da assistência à saúde.
Principais atividades desenvolvidas Serviço Social nas unidades de internação, emergência e ambulatório:
· visitar os pacientes das enfermarias e emergência, visando a resolução de problemas sociais e o fornecimento de orientações e esclarecimentos acerca das normas e rotinas do hospital;
· notificar os conselhos municipais: criança e adolescente, idoso, assistência social, entre outros;
· comunicar a alta e orientar sobre o processo de saída da unidade hospitalar. Tomar providências relacionadas à alta de pacientes portadores de doenças crônico-degenerativas e infecto-contagiosas, e vítimas de violência (urbana e doméstica);
· contatar os postos de saúde dos municípios de abrangência da DIR XVI (Divisão Regional de Saúde) para solicitar ambulâncias para alta, remoção e transferência do paciente;
· orientar os casos de óbito: informar sobre direitos de seguros, previdência, funeral;
· convocar paciente para retorno ambulatorial e reforçar a importância da continuidade do tratamento;
· comunicar e orientar os pacientes quanto a data, horário e local de cirurgias eletivas, hospital dia e exames;
· contatar por telefone e/ou telegrama a alteração de datas de agendamento de consultas/cirurgias;
· orientar os familiares e/ou paciente, no caso de cirurgia de grande ou médio porte, sobre a importância e necessidade de doação de sangue;
· inserir usuários especiais na rotina, após avaliação do caso;
· trabalhar preventivamente na democratização de informações e conhecimentos voltados para a promoção da saúde, prevenção de doenças, danos, riscos e agravos para o tratamento médico. Reforçar a importância de campanhas e mutirões que o hospital realiza;
· agendar o exame PKU (teste do pezinho) e o retorno ambulatorial do recém-nascido.
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