quinta-feira, 7 de julho de 2011

Tudo sobre o curso de Serviço Social







Pedimos à coordenadora do curso de Serviço Social, Odalisca Moraes, para falar um pouco sobre a profissão e o mercado de trabalho. Se você está pensando em escolher esta graduação, essa é uma ótima oportunidade para tirar suas dúvidas e ficar por dentro do curso de Serviço Social da Unicap, que está completando 50 anos.

O curso de Serviço Social da Unicap tem duração de quatro anos contando com oito períodos e está custando atualmente R$ 763,33. O assistente social é o profissional que atua na realidade, de modo a resolver as mais diversas problemáticas sociais (exploração de trabalho infantil, violência contra a mulher, violência contra o idoso, o trabalho de responsabilidade social das empresas, dentre outras). Neste sentido, o/a assistente social estará habilitado para: elaborar, executar, avaliar projetos sociais, programas e políticas sociais; além de planejar, organizar, administrar benefícios sociais, prestar assessoria e consultorias aos órgãos públicos, empresas, ONG’s, movimentos sociais, visando a garantia dos direitos e realizando visitas domiciliares, perícias técnicas, laudos e pareceres sociais.

Em relação ao perfil do aluno, o estudante que escolhe o curso de Serviço Social é 80% do sexo feminino. Porém, esta realidade vem mudando ao logo do tempo visto que, a maioria conhece a profissão através de algum familiar que é da área ou porque foi atendido por um/a profissional.

Nesse contexto de transição entre estudante e universitário, a coordenadora ainda diz que a maior diferença que encontra entre o ensino médio e a universidade é o fato de que o jovem se especializa em algo (uma profissão). O futuro aluno em serviço social pode esperar um curso atualizado, pois desde 2010 ele está com o projeto pedagógico novo onde foram feitas algumas mudanças, tornando o curso muito mais adequado às necessidades do mercado de trabalho. Neste sentido, foram introduzidas novas disciplinas, tais como: serviço social e meio ambiente e serviço social e relações de gênero.

Por fim, dentre as várias áreas de atuação do assistente social no mercado de trabalho, há:
a) saúde: hospitais, centros de saúde, clínicas, etc.
b) educação: escolas, creches, entre outros.
c) empresas.
d) asilos, casas de repouso, etc.
e) órgãos do governo (municipal, estadual e federal): secretarias de assistência social, de saúde, dentre outras.
f) movimentos sociais.
g) sistema penitenciário.
h) ONG’s,
i) previdência social,
j) conselhos de assistência social da criança, do adolescente e do idoso.
Para mais informações sobre o curso de Serviço Social da Unicap, entre aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário